DETTO FATTO! Blog on Italian Creative Tourism.

Planning your next trip to Italy? Would like to know more about the country, its culture and language? Follow this blog by Studiainitalia… be a Creative Tourist!

Xilografia e Calcografia: arte e história

Xilografia, Xilogravura e Calcografia: qual a diferença?

A xilografia ou xilogravura é uma antiga técnica em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte.

Xilografia em “chiaroscuro” por um artista italiano anonimo do seculo XVI

Xilografia em “chiaroscuro” por um artista italiano anonimo do seculo XVI

Existem dois tipos de técnicas: a xilogravura de fio e a xilografia de topo que se distinguem através da forma como se corta a árvore. Na xilogravura de fio a árvore é cortada no sentido do crescimento, longitudinal; na xilografia de topo a árvore é cortada no sentido transversal ao tronco.

Assim como a xilografia, a calcografia é uma técnica de impressão de imagem, porém feita através de uma chapa de metal como matriz. A imagem ou desenho são gravados em uma chapa de metal, geralmente de cobre, com o auxílio de instrumentos como a ponta seca e o buril. Os sulcos na chapa feitos pelas ferramentas retêm a tinta para que a imagem seja transpassada para o papel. Isso se dá pela pressão da chapa contra o papel através de uma prensa cilíndrica (prensa calcográfica).

 

Um pouco de História

Para os historiadores, a xilografia foi desenvolvida pelos chineses que a utilizavam desde o século VI. No ocidente, a técnica foi difundida durante a Idade Média, alcançando as nações da Europa e servindo de inspiração e influência para a área artística do século XIX.

Xilografia e Calcografia: arte em Florença

Xilogravuras do século XVI ilustrando a produção da xilogravura. No primeiro: Esboçando a gravura. Segundo: Usando um buril para cavar o bloco de madeira que receberá a tinta.

A calcogravura é muito antiga e existem obras datadas desde 1500, no Renascimento. Mas somente a partir do século XV é que essa técnica começou a ser utilizada nos meios de imprensa, como os jornais, pela necessidade da impressão de imagens, que revolucionou a imprensa.

O avanço tecnológico e os novos processos de impressão do século XX fizeram com que essas técnicas perdessem sua utilidade. Claro que, hoje em dia, a xilogravura e a calcografia ainda são processos utilizado por artesões e artistas.

 

Fontes:
Sei Starfire
Significados
Wikipedia

 

Cursos de Calcografia e Xilografia na Itália

Cursos de Calcografia e Xilografia na Itália

Você gostaria de aprender estas antigas e lindas artes? A agencia de viagens e turismo criativo Studiainitalia, oferece cursos de xilografia e calcografia em Florença, na maravilhosa região da Toscana. Os cursos podem realizar-se em 1, 2 ou mais semanas; é possível fazer cursos de 24, 48, 72 ou 96 horas e repartir essas horas no número de semanas que quiser. Por ser aulas individuais, é possível fazer um programa sob medida. São cursos totalmente práticos, frente a frente com os artistas, mestres capazes de conservar a tradição artística italiana. Podem combinar-se com um curso de italiano.

OFERTA ESPECIAL DE OUTONO-INVERNO 2016: Se você for cursar em novembro ou dezembro 2016, Studiainitalia oferece 75 € de desconto sobre os cursos individuais de Calcografia e Xilografia em Florença.

One comment on “Xilografia e Calcografia: arte e história

  1. anisioluiz2008
    October 8, 2016

    Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on October 8, 2016 by in arte, artesanato na italia, viajar and tagged , , , , , , , , , .

studiainitalia
Italian Language Courses and Creative Tourism in Italy. Cursos de Italiano y Viajes de Turismo Creativo en Italia.

Contact Studiainitalia

+39 347 1405 731 (Italy)
+34 915336873 (Spain)
+44 (0) 7581475595 (UK)
+541568321341 (South America)
%d bloggers like this: